PRAENG assina contrato com a RUMO ALL para execução de 7 túneis sob linha férrea, no trecho entre Paratinga e Embu-Guaçu.
O contrato foi assinado no último dia 02/06/2017, com prazo de execução de 210 dias, contempla as fases de investigação de solos, topografia, engenharia, fornecimento e materiais e execução de tunnel liner.
Execução de tunnel liner
Sistema não destrutivo composto por chapas de aço corrugado permite a construção de túneis de pequena e média dimensões sem interferir na superfície ou no tráfego.
Classificado como solução não destrutiva, o tunnel liner é uma técnica para a abertura de túneis estruturados com segmentos de aço corrugado. É indicado para a realização de obras subterrâneas em diferentes tipos de solo, especialmente em áreas urbanas
Materiais
Os túneis de aço corrugado podem ser classificados quanto à forma de seção (circular, ovóide, elíptica) e também quanto ao seu revestimento (sem revestimento, galvanizado, epóxi). De forma geral, o tunnel liner é usado para a construção de túneis circulares de diâmetros entre 1,20 m e 5 m, e túneis com dimensões variadas nas formas de elipse ou ovóide. A espessura da chapa utilizada na estrutura é determinada em função do tipo de solo a ser escavado e do diâmetro do túnel.
Produtividade e segurança
No tunnel liner a escavação é feita manualmente, e na medida em que se avança são instaladas as chapas metálicas, que cumprem a função de revestimento e contenção. Segundo cálculos da Armco Staco, fornecedora do sistema, a técnica permite escavações com avanço modular de 0,46 m ou 0,50 m e progressão rápida. Isso porque, a cada novo segmento montado de túnel é possível a imediata escavação do anel seguinte.